Colaborador: Seu primeiro cliente

Conquistar clientes é o principal objetivo de qualquer empresa. Afinal, é através deles que os resultados financeiros aparecem, certo? Não totalmente. Sem uma cadeia produtiva que permita isso, não há consumidores. Por isso, é indispensável entender: o colaborador é seu primeiro cliente.

Perceba: não que o público consumidor, que irá adquirir os produtos e/ou serviços da sua empresa, tenha baixa relevância. Afinal, é ele quem fará com haja o giro de capital e o consequente lucro. Contudo, sem uma equipe que te proporcione chegar até aqui, como ter um negócio sustentável?

Como oferecer a melhor experiência ao consumidor, se nem mesmo os funcionários acreditam no seu negócio? De que maneira bater metas, se parece que os gestores estão fazendo um favor de empregar cada pessoa da equipe? 😱

Pensando nisso, trazemos esse artigo abordando que o colaborador é seu primeiro cliente – e, por isso, deve ser tratado como tal para que, literalmente, ‘volte sempre’.

Novos clientes x Turnover

Philip Kotler, um dinossauro do marketing americano e que tem ampla experiência no relacionamento com o público consumidor, já apontava: “a conquista de um novo cliente custa de cinco a sete vezes a mais do que manter o atual”.

Ou seja: claramente, precisamos focar em satisfazer quem já compra com a gente do que ir atrás de novos consumidores que, pasmem, podem nem chegar a gastar qualquer centavo dentro do seu negócio.

Agora aplique essa realidade para sua equipe. Imagine o quanto é necessário para atrair novos colaboradores. Você precisaria:

➡️ Pagar os encargos trabalhistas do antigo funcionário;
➡️ Treinar um novo colaborador;
➡️ Deslocar pessoas para cobrirem a falta de um profissional sempre que essa lacuna existir;
➡️ E, ainda, incorrer com as várias ações judiciais na esfera trabalhista.

Pois, o que trouxemos acima é uma realidade recorrente nas empresas. Essa taxa de rotatividade de colaboradores dentro de uma empresa é denominada de turnover e pode trazer grandes riscos. Mas, isso é só um dos exemplos.

Benefícios de priorizar sua equipe

Metas são batidas de maneira mais eficaz, há a sustentabilidade dentro da organização, com uma comunicação direta gerando uma coisa fundamental, respeito à hierarquia (mas, não o medo dela), além de um time entrosado em prol da sua empresa.

Como fazer isso?

Basicamente, há vários métodos assertivos para ampliar a capacidade de posicionar seu colaborador como uma peça assertiva em seu tabuleiro empresarial. Algumas delas podem ser feitas por meio de:

💎 Escolha minuciosa da sua equipe, buscando não apenas os que têm melhores formações e currículos, mas capacidade de se integrar a sua proposta e a cultura organizacional da empresa;

💎 Incentivando-os através de metas e bonificações, mas também engajando com palavras e elogios, posicionando-os sempre como fundamentais no seu negócio;

💎 Dando liberdade de criação e inovação, mas incentivando o trabalho em grupo, e deixando a comunicação sempre aberta.

Conclusão

O colaborador é seu primeiro cliente e, através dele, você entende como se portar perante o mercado. Afinal, estamos falando de relações humanas. Ou seja, se aqueles que jogam com você estão engajados, é fácil encontrar o caminho para chegar ao restante do seu público-alvo.

Gostou deste artigo? Compartilhe!