Saiba orçamento de marketing ideal para sua empresa

O marketing é essencial para qualquer empresa que busca se manter no mercado. Tão essencial quanto divulgar o nome da marca, é definir um orçamento para isso, transformando o custo em um ótimo investimento.

Esse valor varia de negócio para negócio, e muda muito com a realidade de cada empresa. É um estudo sobre si próprio que definirá os valores para cada estratégia e qual é o retorno esperado.

Dessa maneira, criamos um conteúdo exclusivo para que você saiba o orçamento de marketing ideal para a sua empresa e tenha os melhores resultados com a campanha. Confira!

Como definir um orçamento de marketing?

Essa pergunta é na verdade muito difícil de se responder uma maneira concreta. Cada nicho de atuação possui diferentes características, e mesmo duas filiais de uma mesma empresa pode apresentar realidades distintas.

Algumas perguntas devem ser feitas antes de iniciar essa jornada, como a definição de um objetivo, encontrar o público-alvo e ainda investigar os tipos de marketing de que exist

Qual é o meu objetivo?

Empresas que estão estabelecidas no mercado já não precisam mais se preocupar tornar o seu nome um conhecimento público, afinal, já conquistou o seu espaço. No entanto, se deixam de investir, podem cair no esquecimento.

Já os pequenos e médios negócios são os que mais sofrem com o marketing. Eles precisam lutar com os concorrentes já estabelecidos para gerar um reconhecimento de marca. Se isso não acontecer, nunca vão decolar.

Conhecer o objetivo é essencial para traçar a estratégia correta.

➡️ Eu preciso me comunicar com novos clientes ou manter os antigos?
➡️ Por que preciso de uma campanha de marketing hoje?
➡️ Qual é o meu público-alvo?
➡️ Quem é o meu público-alvo?

Parte fundamental do marketing é saber para quem se quer vender. Caso contrário, os esforços são direcionados aos lugares e pessoas erradas.

Por exemplo, um público jovem está predominantemente nas redes sociais, ao passo que os de idade mais avançada acompanham o mundo pela televisão, e os adultos, ou faixa etária de maior poder aquisitivo, estão bem no meio disso.

Quantos tipos de estratégias usar?

Por fim, antes de calcular um orçamento, conheça os tipos de marketing que existem. Definir um budget tem a ver com controle, então você precisa saber em que o seu dinheiro será aplicado.

Algumas empresas se dão bem com marketing de conteúdo, outras tiram maior proveito dos anúncios pagos, mas ainda tem aquelas que decolam mesmo é no offline.

Conhecendo pelo menos um pouco das estratégias disponíveis, você define um foco para a campanha, podendo prever um ponto de chegada e definição de métricas para acompanhar os resultados.

Quanto usar do faturamento para o marketing?

Agora as coisas ficam mais sérias. É o momento de mexer no caixa da empresa e destinar recursos para tornar a marca um sucesso.

Essa definição é complexa, mas pesquisas apontam que as empresas gastam aproximadamente 7% do faturamento em marketing (CMO Survey, 2017).

É claro que isso depende dos fatores já citados e muitos outros.

Empresas já consolidadas no mercado, que precisam se manter ativas diante do seu público, destinam entre 3% e 5% do faturamento. É uma taxa razoável considerando que ela já é conhecida.

As menores deverão dispor de uma folga a mais, em torno de 10%-15%, e vamos explicar o porquê:

#1 – A marca depende de marketing para vender: Mesmo um negócio local, que atende uma só cidade, possui concorrência. É preciso se destacar e se diferenciar para conquistar clientes.

A única maneira de chamar a atenção das pessoas é com uma comunicação efetiva. Você precisa ir atrás do seu público e informá-lo que a empresa está pronta para recebê-lo, caso contrário, ele pode nunca entrar em contato com você.

#2 – A marca precisa de uma identidade: Marketing institucional é uma categoria a parte no estudo das estratégias. Ele é aquele responsável sobre a identidade visual do negócio, o logotipo, o catálogo de produtos e o portfólio de serviços.

Nesse caso, o grande objetivo não é vender diretamente, mas criar uma ligação entre a empresa e o consumidor. É atraí-lo com os olhos e transformá-lo em um defensor da sua marca.

Garanta as metas da empresa

Quando falamos em orçamento, falamos também em metas. Se estamos nos preparando para investir, temos um objetivo de retorno.

O marketing deve estar alinhado com as metas da empresa. De nada adianta, por exemplo, conquistar mais clientes se o negócio ainda não possui capacidade para atender os atuais.

Nada o impede de gastar 50% do faturamento em marketing. Porém, não é o recomendado. Você só fará isso se tiver muita certeza de que todos os outros setores estão rodando com perfeição, e que podem aguentar essa nova conjuntura.

A equipe toda precisa conhecer esse movimento e compreender o que está acontecendo, você não irá faturar mais por uma bela campanha de marketing se a equipe de vendas não está treinada para fechar negócios.

Uma vez que a tua faixa de orçamento está definida, é preciso se planejar e garantir que terá esses recursos disponíveis para implementar uma campanha.

Conheça o seu fluxo de caixa

Até é possível investir R$ 10 mil em um mês com marketing e no seguinte R$ 100, mas é preciso estar pronto para conquistar resultados muito diferentes.

É essencial saber que o seu orçamento estará disponível todos os meses pelo tempo que for necessário, assim, controle de caixa é fundamental.

Procure especialistas

O marketing digital está em alta, e isso é um sinal de cuidado. Busque especialistas e profissionais que realmente conhecem a área. Não saia se aventurando e entregando dinheiro para qualquer empresa.

O marketing ideal para a sua empresa é aquele que fará ela crescer e se destacar. Definir um orçamento é essencial para garantir uma estratégia sólida e consistente!