Como posicionar a marca frente ao novo coronavírus?

Como posicionar a marca frente ao novo coronavírus?

O primeiro aspecto fundamental é entender o contexto da situação. É certo que as consequências econômicas serão extremamente sentidas pelos empresários. Ainda assim, neste momento, é essencial que a marca se mostre socialmente responsável, pensando primeiramente em proteger a saúde pública e a vida das pessoas.

Neste momento, o ideal é conversar de forma franca e preocupada com o público. Não adianta tentar esconder que haverá queda de demanda, possibilidade de recessão na economia e afins. O importante é reafirmar a importância de se cuidar da saúde para que este problema possa ser resolvido mais rapidamente, com o máximo possível de vidas salvas e pessoas recuperadas, entre aquelas que acabarem contraindo o vírus.

Por isso, a marca deve expor e compartilhar as recomendações dos órgãos mundiais de saúde e dos especialistas na área. Seja pelas redes sociais ou em qualquer outra plataforma de contato com os clientes, é fundamental que a empresa mostre sua preocupação, pedindo às pessoas para ficarem em casa e seguirem os conselhos médicos.

Mesmo que o pedido para que as pessoas fiquem em casa signifique queda no faturamento, o momento é de mostrar responsabilidade social, garantindo que a vida das pessoas é mais importante do que qualquer lucro financeiro. Arriscar milhões de vidas por um menor tombo das receitas é absolutamente abominável e o negócio deve se posicionar com firmeza a favor do bem geral da população.

emoji

Importância do marketing digital

E em tempos de quarentena, aumenta a importância do marketing digital. Com as pessoas precisando ficar em casa, o contato direto entre empresa e cliente precisa ser feito quase que unicamente pelo mundo virtual.

Inclusive, para se posicionar em prol da saúde pública e da responsabilidade social, é fundamental que os empresários criem estratégias digitais, nas redes, em contatos por WhatsApp e outros.

Com um posicionamento firme nas redes sociais, por exemplo, é possível dar exemplos de boas práticas, mostrando o trabalho sendo feito em home office sempre que possível, compartilhando as recomendações, entre outras situações. Colocando-se ao lado da responsabilidade social no mundo digital, se ganha muita credibilidade.

Isso porque a imagem passada é de preocupação com a vida, acima de tudo, além de boa relação com a ciência e com o conhecimento. No fim, qualquer marca, independentemente de seu segmento, precisa do progresso para que seus produtos evoluam cada vez mais. Logo, é fundamental se mostrar deste lado na questão, com responsabilidade social, valorização dos estudos e da qualidade de pesquisa, etc.

Estes são alguns dos caminhos que precisam ser seguidos pelos empresários neste momento. Apesar das quedas financeiras e de demanda, os ganhos por se mostrar responsável socialmente, prezando pela saúde e pela vida, são muito maiores. Todos precisamos, primeiro, cuidar das pessoas.

Criar este laço de afeto e carinho é parte fundamental no posicionamento de uma empresa. Hora de mostrar generosidade e respeito, para depois voltar, quando tudo passar, mostrar a qualidade profissional dos produtos oferecidos ao público.