Como sua marca é impactada em um mundo VUCA

Como sua marca é impactada em um mundo VUCA?

É utopia sequer considerar que as mudanças que acontecem na sociedade não vão causar impacto sobre as marcas. Lembre-se: qualquer empresa está inserida em um contexto mercadológico que tem como um dos principais elementos o comportamento do consumidor. Quando a sociedade muda, a forma como o consumidor se comporta muda também. E o mundo VUCA. diz respeito exatamente a isso!

O que significa VUCA?

VUCA é uma sigla que em tradução literal corresponde aos seguintes termos: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. De acordo com esse conceito, são esses quatro termos que definem o mundo em que vivemos atualmente: os cenários mudam o tempo todo, aquilo que faz sentido hoje pode não fazer amanhã, diversas facetas diferentes se cruzam constantemente.

O conceito VUCA começou a ser difundido nos anos 90 e está muito alinhado com a teoria da “modernidade líquida”, do pensador Bauman. Basicamente, ela diz que nada na sociedade é fixo, pelo contrário, tudo é transitório e passível de mudança.

Nos últimos meses, com a pandemia do novo Coronavírus, esse conceito ficou ainda mais evidente no nosso dia a dia: de uma hora para a outra, todos precisamos modificar a nossa forma de trabalhar, estudar, consumir e nos relacionarmos uns com os outros, sem ter tempo para se adaptar a essa nova realidade e sem saber até quando ela vai durar.

Qual o impacto do conceito VUCA sobre as marcas?

De todas as formas possíveis, porque essas mudanças tão frequentes e rápidas são imprevisíveis. Ou seja, amanhã mesmo pode surgir uma nova tendência que seja contrária à forma como a sua empresa trabalha. E então, o que vai acontecer?

Um exemplo bastante clássico disso foi a Kodak, que abriu falência anos atrás, depois de permanecer por muito tempo como destaque em seu segmento. O que aconteceu foi que a tendência da fotografia digital emergiu, tornou o serviço da marca obsoleto e ela não se adaptou a essa mudança brusca de cenário.

Como minha marca pode sobreviver no mundo VUCA?

Parece assustador manter uma marca em um mundo tão volátil, mas é possível! O primeiro requisito é a flexibilidade e capacidade de se adaptar às mudanças. As marcas não podem mais se dar ao luxo de serem apegadas ao seu conceito a ponto de acreditar que ele é absoluto e não pode mudar. Se a sociedade exigir, ele precisa mudar! A reinvenção deve ser uma possibilidade sempre considerada.

Outro ponto é a capacidade de antecipar tendências, estudar o mercado e identificar mudanças com potencial de impactar os seus negócios antes que elas estejam plenamente instauradas. Isso permite que a empresa tenha tempo hábil para traçar a melhor estratégia.

E, é claro, não pode faltar resiliência! Entender quando desistir de uma iniciativa é a alternativa mais saudável, que mudar os planos é necessário.

Dica extra: quanto mais colaborativo for o ambiente da sua empresa, mais ela estará preparada para sobreviver e, mais que isso, se destacar no mundo VUCA.

Em breve falaremos sobre o conceito do mundo BANI e suas implicações pós-pandemia para as marcas.