Fidelidade: Não existe empresa duradoura sem clientes fiéis

O processo de fidelização de clientes pode colocar o seu negócio como um grande competidor no seu segmento. Fidelizar clientes é construir bons relacionamentos entre o seu público e a sua marca, para a manutenção e para o crescimento do seu negócio.

Neste artigo, você vai entender por que a fidelização de clientes é tão importante para a sobrevivência de uma empresa e como o processo de fidelização pode tornar um negócio duradouro e rentável.

Porque fidelizar clientes?

O investimento na fidelização de clientes é uma estratégia eficiente, pois clientes fiéis, além de consumirem de diversos canais diferentes, ainda são os responsáveis pelas maiores vendas dos empreendimentos. Isso, porque um cliente fiel é a melhor propaganda que o seu negócio poderia ter.

Assim, fidelizar clientes é importante porque eles fazem críticas construtivas para o seu negócio permitindo que suas estratégias sejam melhoradas e, com os serviços mais eficientes, novos clientes sejam captados. Esses clientes fiéis, são aqueles que promovem o seu negócio, sem a necessidade de você pagar por isso, pois eles recomendam a sua marca ou seus produtos para várias pessoas simplesmente por terem um bom relacionamento com sua empresa e com os serviços que você oferece.

Com clientes fidelizados os custos e despesas da sua empresa são reduzidos, assim como as vendas são cada vez mais crescentes, o que difere dos clientes não fidelizados que compram e consomem eventualmente.

Satisfação de clientes e sua fidelização

Clientes satisfeitos com o atendimento e com a qualidade dos produtos ou serviços consumidos são aqueles que compram mais vezes e acabam criando esse elo de fidelidade com o seu negócio.

Temos então, alguns fatores que são responsáveis pela satisfação e pela fidelização de clientes:

Produtos e serviços de qualidade e atendimento prontificado;
Definição de um preço justo para o que está sendo oferecido aos clientes;
Acessibilidade e maior facilidade para a realização dos pagamentos;
Comprometimento com o prazo de entrega dos produtos e dos serviços;
Ter disponíveis todos os produtos oferecidos;
Contar com profissionais qualificados para o atendimento dos seus clientes;
Realizar a entrega dos produtos de forma íntegra e dentro dos prazos estabelecidos;
Ter um bom relacionamento com o cliente consumidor;
Uma boa comunicação com o seu cliente;
Apostar em descontos e ofertas;
Tornar os processos de compras acessíveis e proporcionar maior praticidade possível nas negociações realizadas.

Até um tempo atrás, a satisfação do cliente era medida pela qualidade do produto que adquire e pelo preço que era cobrado por ele. No entanto, conforme o avanço da tecnologia e as novas técnicas de abordagem do público alvo, o relacionamento entre clientes e empresa tem se intensificado pela afeição, pela percepção e pela expectativa gerada no cliente.

Cultivar esses valores na sua empresa é ter uma visão mais abrangente e criar novas oportunidades para fidelizar uma clientela capaz de promover o crescimento e a rentabilidade para o negócio.

Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços e as soluções que temos para o seu negócio.

Deixe seu comentário